Páginas

2 de agosto de 2011

Momento de Leitura: Deixem Falar as Pedras



" No dia em que se ia casar, Nicolau Manuel foi levado pela Guarda para um interrogatório e já não voltou. Viveu, assim, quase toda a vida na urgência de contar a verdade a Graça dos Penedo, a noiva que mais tarde lhe seria arrebatada pelo alfaiate que lhe fizera o fato do casamento. Porém, sempre que se abria uma possibilidade, uma ameaça desviava-o dramaticamente do seu destino - e agora, meio século volvido, está velho de mais para querer mudar as coisas, gastando os dias com telenovelas. De tanto ter ouvido ao avô a sua história rocambolesca, Valdemar - um rapaz violento e obeso apaixonado pela vizinha anoréctica - não desistiu, mesmo assim, de fazer justiça por ele. E, ao encontrar casualmente a notícia da morte do alfaiate, sabe que chegou a hora de ir falar com a viúva: até porque essa será a única forma de resgatar Nicolau Manuel da modorra em que se deixou afundar. Alternando a narrativa dos sucessivos infortúnios de Nicolau Manuel - que é também a história de Portugal sob a ditadura, com os seus enganos, perseguições e injustiças - com a de um adolescente que mantém um diário com numerosas passagens rasuradas como instrumento de luta contra o mundo -, Deixem Falar as Pedras é um romance maduro e fascinante sobre a transmissão das memórias de geração em geração, nunca isenta de cortes e acrescentos que fazem da verdade não o que aconteceu, mas o que recordamos. "

Depois de ter lido dois livros do João Tordo, aos quais fiquei completamente rendida, decidi dedicar o meu tempo livre à literatura de mais um jovem escritor português, David Machado.

Comecei por "Deixem Falar as Pedras", mas já me aguardam mais dois livros deste autor.

4 comentários:

Edu disse...

Só posso dizer que vais adorar. É um livro que nos ensina que as memórias, por mais duras que sejam, podem muito ser aquilo que nós bem quisermos que elas sejam. :)

Boas leituras, moura!

strawberry disse...

Ótima dica!
Um grande dia pra vc!

Maria disse...

Gi, o título do livro é muito sugestivo :-) adoro ao ler o drama em que a história se desenrola fiquei com vontade de ler mais :-) bjo**

http://makeupblah.blogspot.com/

Dina disse...

Parece-me super interessante!